quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Biografia de Brandon Lee

Brandon Bruce Lee nasceu no dia 01 de fevereiro de 1965 em Oakland, Califórnia. Filho do grande ator e lutador de artes marciais Bruce Lee, começou a aprender os primeiros passos dessa luta desde cedo com seu pai que o ensinava, com apenas dois anos de idade, a dar pequenos chutes e socos. Aos 6 anos, já participava de competições e era capaz de quebrar pesadas placas de madeira com os pequeninos pezinhos. Infelizmente, perdeu seu pai muito cedo, aos 8 anos de idade, vitimado por um edema cerebral em 20 de julho de 1973. Bruce foi o primeiro lutador a trazer o conhecimento do Kung Fu para o ocidente. A famlia Lee morava em Hong Kong na epoca da morte de Bruce. Depois disso, a viuva Linda Lee retornou para os Estados Unidos com seu filho Brandon e sua filha Shannon, com apenas 4 anos.

Teve uma infãncia um pouco complicada apos a morte do seu pai, pois, alem de todo o trauma, ainda teve que ouvir os rumores de que seu pai teria morrido por overdose. Arrumava briga na escola por causa disso e foi expulso de dois colegios quando pequeno e uma terceira vez na adolescência.

Desde criança, demonstrava vontade de seguir a carreira do pai e se tornar um grande ator; inicialmente atraves das artes marciais, mas, seu grande sonho era atuar sem estar diretamente ligado ao oriente e ligado ao seu pai, ele queria ser reconhecido sem precisar ser pela fama do seu pai. Puramente atuar.

Levou adiante seu desejo e começou a estudar teatro. Porém, por ser filho de um grande ator, ja era de se esperar que um grande peso caisse sobre as costas de Brandon, que era constantemente criticado por nao ser como seu pai. Mas Brandon lutou para no ter sua imagem filiada de Bruce e criar um estilo proprio: Não quero e nem posso ser como meu pai, admiro muito seu trabalho, mas eu e ele somos pessoas completamente diferentes ele dizia. Dizia brincando que gostaria de interpretar Hamlet, porém, as únicas portas que se abriram foram para atuar em filmes de artes marciais, como seu pai.

Em 1985, consegui um papel em um filme feito para a TV chamado Kung Fu: O Filme co-estrelado por David Carradine. Seu primeiro papel importante foi no filme Legacy of Race em 1986. Atuou em seis filmes de ação, predominantemente violentos e quase sempre ligado as artes marciais. Sabia que um dia realizaria seu sonho e, apesar de estar feliz com o começo da sua carreira, queria muito mais.

Quando recebeu a proposta para ser o protagonista do filme O Corvo sabia que sua chance finalmente teria chegado. Leu tudo sobre seu personagem. Livros, HQ s, revistas e a medida que ia conhecendo mais sobre o personagem, mais ia se interessando, chegando ao ponto de ajudar no roteiro do filme, dando ideias e passou a administrar as coreografias do filme com a intensão de melhora-lo. Em uma das ultimas entrevistas, Brandon expressou todo o seu contentamento com o personagem dizendo: No sei se estava predestinado a fazer este papel, mas estou muito feliz e honrado em faze-lo.

Sua vida pessoal tambem ia muito bem. Noivo da sua antiga namorada Eliza Hutton, pretendia se casar no dia 17 de abril, duas semanas após o termino das filmagens. No convite, colocou a seguinte frase do livro The Sheltering Sky de Paul Bowle: Por não sabermos quando iremos morrer, nos temos que pensar na vida como um inexaustivo bem....

Após o acidente que pós fim a sua intensa vida, Brandon foi enterrado em um tumulo ao lado de seu pai no Cemiterio Lakeview em Seattle, proximo ao Museu Asiático de Seattle.



Após sua morte, várias vezes foi considerada a hipótese de arquivar o filme O Corvo para nunca ser exibido. Mas, devido brilhante atuação de Brandon no filme, Alex Proyas e Edward R. Pressman diretor e produtor do filme respectivamente decidiram acabar as cenas que faltavam com o auxlio de dubles e efeitos especiais. Alex Proyas decidiu publicar o filme e pediu que fossem assistilo, nao devido a morte de Brandon, mas para ver a grande obra que ele fez com sua profunda interpretação no filme. Proyas tambem dedicou o filme para Brandon e sua noiva Eliza.

Até hoje, anos depois de sua partida, Brandon ainda e lembrado com carinho pelos amigos, familiares e pessoas como eu que mesmo sem te-lo conhecido pessoalmente, continuam admirando- o e pensando nele com muito amor, respeito e carinho.


3 comentários:

  1. Eu sei que pode fazer um tempo, e que ninguém comentou. Mas, eu amo o Brandon, e apesar de ser nascida no exato dia em que ele morreu, eu sempre vou lembra dele. Não pelo seu pai, mais sim por ele. <3

    ResponderExcluir
  2. muito massa esse blog !!! gosteii!!!! é uma pena que pessoas com grande talento vivam pouco!!

    ResponderExcluir
  3. Um Ator formidável, com excelentes qualidades, e filho de uma personalidade marcante, hoje faço de BRANDON LEE, minha Inspiração...

    ResponderExcluir